Sintomas alertam para a necessidade de procurar a médica
Um dos segredos para ter uma vida longa e saudável é aprender a desvendar a linguagem do corpo. Muitas vezes, quando está em desequilíbrio, ele mesmo se encarrega de dar o alerta – que pode vir, por exemplo, em forma de retração do mamilo. Sintomas como esse, quando chegam sem avisar e permanecem ao longo de semanas, podem indicar que algo não vai bem.
Principalmente quem tem fatores de risco, história familiar muito importante para câncer, é fumante, apresenta peso acima da média ou sofre de doenças crônicas precisa ficar atento.
Cada organismo se comporta de uma forma diferente, mas existem alguns sinais clássicos que, quando aparecem, merecem uma investigação mais detalhada e imediata. Essa avaliação deve ser feita no consultório do médico. Só ele pode analisar a necessidade de exames e prescrever remédios, se preciso.
Por motivos que vão do cansaço às preocupações do dia-a-dia, é comum sentir uma indisposição eventual ou um mal estar passageiro. Entretanto, quando alguns sintomas aparecem do nada e insistem em se repetir, o melhor a fazer é consultar um médico. Nem que seja só para tirar a
dúvida. Conheça alguns sintomas de alerta para procurar especialista em mama:
Área de retração na mama –
Pele da mama ou mamilo puxado para dentro pode significar que algo não esta bem. A avaliação do exame fisico com médico especializado associado a exames de imagem da mama ajudam a esclarecer o motivo dessa alteração.
Nódulo palpável –
Presença de uma massa ou “bolinha” palpável na mama, persistente por alguns dias e que não existia anteriormente. A importância de se palpar rotineiramente é justamente perceber quando algo está diferente. Ninguém conhece melhor o seu próprio corpo do que você mesma.
Descamação do Mamilo ou saída de secreção pelo mamilo –
Coceira e descamação persistente do mamilo que não melhora com uso de medicações locais e saída de secreção pelo mamilo merecem ser investigadas por médico especialistas. Muitas vezes são sinais de alergia ou apenas presença de liquido parado nos ductos que levam a saída de leite na mama. No entanto, devido a possibilidade de diversos diagnósticos possíveis, apenas após avaliação médica que pode ser determinada a causa.