Cirurgias para tratamento de lesões benignas

Para retirada de nódulos mamários ou lesões que necessitam de biópsia cirúrgica para definirmos conduta, retiramos a lesão necessária sem margem ampla e sempre que necessário fazemos a correção do defeito estético no mesmo momento (como na técnica descrita de reconstrução pós quadrantectomia acima). 

São cirurgias de tempo mais curto de duração. Podem ser realizadas junto com cirurgia plástica estética mamária. Usualmente não se prevê uso de dreno nesses casos.  

Outras patologias benignas como: abscesso, fístula, ginecomastia, derrame papilar, glândula mamária acessória, entre outras patologias, necessitam de  cirurgias específicas para cada caso. De forma geral, são curtas e sem necessidade de dreno. 

A anestesia: 

Para a maioria das cirurgias mamárias com a minha equipe usamos a anestesia geral por ser a mais segura para o paciente. Quando o paciente acorda da anestesia já passou todo o procedimento e é necessário ficar em torno de 4 horas na sala de recuperação hospitalar para poder ter alta para casa ou para o quarto do hospital (dependendo do caso). 

Dicas cirúrgicas: 

-Não usar esmalte escuro no dia da cirurgia pois atrapalha a leitura do aparelho de oximetro que usamos no dedo. 

-Reforçar sempre para a equipe qualquer histórico de alergia. 

-Comprar sutiã pós-operatório com abertura frontal (eles dão uma boa sustentação para a mama durante o período de cicatrização). Recomendo usar por 30 dias. 

– Comprar meias de média compressão elástica até altura do joelho: usar pelo menos no primeiro dia de pós-operatório pois ajudam a evitar edema da perna quando estamos mais restritos de movimentos. 

-Montar uma pasta com todos os exames relacionados à mama e avaliação pré-operatória e levar no dia da cirurgia. 

– Separar roupas e pijamas com abertura frontal que facilitem a colocação por um período de 30 dias.