Essa é a cirurgia de retirada de toda a mama. Pode ser necessário retirada do mamilo em caso de tumores que comprometem a base do complexo aréolo-mamilar. Atualmente, quando possível no caso da paciente, a técnica mais realizada é a de adenomastectomia (ou nipple sparing mastectomy).
Nesta técnica, se preserva a pele e o mamilo, retira toda a mama, e no mesmo momento cirúrgico se realiza a reconstrução da mama com prótese (essa prótese pode ficar atrás ou na frente do músculo peitoral).
Em algumas situações de comprometimento cutâneo pela lesão, precisamos retirar grande volume de pele e não é possível preservar a pele e o mamilo. Essa cirurgia pode ser realizada também como objetivo de reduzir o risco de câncer em pessoas de alto risco, como aquelas portadoras de variante patogênica no gene BRCA.
Reforço que o objetivo é sempre fazer o tratamento oncológico mais seguro com o melhor resultado estético possível. Independentemente de qual técnica de mastectomia for realizada, nesse procedimento é necessário uso de dreno por um período de 7-14 dias. Usualmente com uma previsão de internação em torno de dois dias.